Com a função de prevenir, tratar e corrigir problemas na saúde bucal a ortodontia não é uma especialidade voltada apenas para os adultos. Pelo contrário, ela é e precisa ser trabalhada em pessoas de todas as idades inclusive as crianças em fase de crescimento dos dentes.
Muitos pais têm dúvidas em relação a idade ideal para procurar a ajuda de profissionais da ortodontia para cuidar dos dentes e boca de seus filhos e com isso é comum negligenciaram essa necessidade postergando uma visita preventiva que pode proporcionar o crescimento mais saudável dos dentes, a indicação de produtos ideais para cada idade e outros processos.
O tratamento ortodôntico é tão importante quanto qualquer outro acompanhamento médico, portanto, saber o momento certo de iniciar esse processo é uma forma de prevenir problemas. Saiba no texto qual a idade ideal para uma primeira consulta com profissionais da ortodontia.
Os tipos da ortodontia e a importância de procurá-la o mais cedo possível
Ao contrário do que muitas pessoas pensam a ortodontia não é uma especialidade voltada apenas para o tratamento e a correção dos dentes, mas também há processos de prevenção.
No caso, ela se divide em três tipos: a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva que juntas compõem basicamente as etapas do tratamento ortodôntico, pois o processo não é iniciado apenas ao observar problemas e sim na prevenção e cuidados com a saúde da boca.
Ou seja, a pessoa não precisa procurar um profissional de ortodontia apenas ao ter dores ou notar irregularidades nos dentes, gengiva e boca no geral. De fato, ela pode frequentar um consultório odontológico no ES com a simples e importante intenção de prevenir problemas.
Por isso que esse tipo de tratamento é iniciado ainda na infância, mais precisamente quando a criança está na fase dos dentes de leite e precisa de orientações para que mantenha uma boa saúde bucal com os hábitos corretos de escovação, higienização e assim por diante.
Existe uma idade ideal para começar a ir ao ortodontista?
Tecnicamente não há uma idade ideal, mas com base nos padrões de crescimento dos dentes de leite e a formação quase completa da arcada dentária de uma criança estima-se que a idade preferível para consultar um profissional de ortodontia é entre os 5 e 12 anos.
Para a ortodontia esse período é mais fácil para iniciar tratamentos, pois é possível retirar hábitos prejudiciais, orientar sobre os cuidados necessários e até mesmo diagnosticar problemas em fase inicial tornando mais simples alguns tratamentos que visam resolvê-los.
Além disso, caso seja necessário fazer esses tratamentos é provável que eles tenham um melhor resultado tendo em vista a capacidade da criança se recuperar mais rápido.
Tratamentos ortodônticos comuns na etapa de prevenção
Durante a primeira infância a prevenção é a etapa mais desenvolvida na boca das crianças, pois como dito acima é uma fase em que não há tantos problemas e sim processos que viabilizam o crescimento saudável dos dentes e a melhora de hábitos sobre a saúde bucal.
Logo, existem alguns tratamentos ortodônticos nessa etapa que se tornam comuns, como:
- análise e acompanhamento dos espaços que a criança possui na boca para que ocorra o nascimento e desenvolvimento saudável dos dentes permanentes;
- possível extração programada de dentes de leite para facilitar o nascimento e posicionamento dos dentes permanentes;
- tratamento de cáries a fim de evitar a perda prematura dos dentes de leite podendo comprometer a arcada e o espaçamento dos dentes que irão nascer;
- uso de aparelhos ortodônticos para abrir ou manter espaço após a queda dos dentes de leite a fim de não prejudicar o nascimento e posicionamento dos permanentes;
Existem também outros tipos de tratamentos nessa fase, mas que não são tão comuns quanto os citados, como por exemplo, a realização de desgaste dentário com a função de abrir espaço correto para oclusão dos dentes e até mesmo a aplicação de expansor palatino para corrigir a largura do céu da boca evitando problemas com posicionamento e espaço entre os dentes.
A importância do tratamento preventivo da ortodontia
Já citamos no texto que a prevenção ajuda a criança ter a saúde bucal em dia assim como pode evitar que ela use no futuro aparelhos ortodônticos ou tenha que realizar tratamentos dolorosos e longos para melhorar o posicionamento e espaço entre os dentes.
Mas além disso, a prevenção também pode favorecer a saúde como um todo, pois existem muitos casos em que a ida preventiva da criança ao ortodontista permitiu que ela recebesse tratamentos especializados para solucionar disfunções respiratórias e fonoaudiólogas. No caso, o ortodontista observa problemas relacionadas a essas áreas e encaminha a criança para os especialistas com o intuito de juntos oferecerem mais qualidade de vida a ela.
Agende uma consulta de Ortodontia
A prevenção na ortodontia é algo muito importante, nesse caso, entre em contato com o nosso consultório odontológico no ES e agende uma consulta com o Dr. Jefferson. Inicie o tratamento o mais rápido possível visando uma boa saúde bucal para você.