Importância da Ortopedia Facial em Crianças
A respiração oral é considerada uma síndrome acarretadora de uma série de problemas preocupantes de saúde. Isso porque a regra básica da respiração é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ou seja, o ar deve entrar pelas narinas e sair pela boca, garantindo-se a oxigenação do organismo e o desenvolvimento adequado do rosto durante o crescimento das crianças.
Mas, quando a respiração oral possui prevalência, a depender de sua duração, algumas consequências físicas, como alterações funcionais, estruturais, patológicas, posturais e oclusais, podem se manifestar. As crianças que são portadoras de respiração oral apresentam características como: face alongada, olhos caídos, olheiras, lábios entreabertos, narinas estreitas, bochechas com musculatura hipotônica e palato alto.
Além disso, respirar pela boca pode ocasionar determinadas anomalias que envolvem a ortopedia facial e ortodônticas, como distúrbios do sono, o que afetará significativamente a saúde geral da criança.
A ortopedia facial é uma especialidade da odontologia que visa tratar e sanar essas alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e posturais. Esse tratamento está diretamente ligado às crianças que apresentam problemas com a respiração oral, o que acarreta o desequilíbrio no crescimento facial, como queixo saliente ou para dentro, dentes apinhados e tortos, mordida cruzada, falta de espaço para erupção dos dentes, entre outros fatores.
A falta de simetria passa a ser um problema quando modifica a vida do paciente, por isso, antes de saber como sanar o problema, é importante entender melhor sobre o assunto. Por isso, a ortopedia facial em Vitória/ES, do Dr. Jefferson Benevides reuniu as principais questões para te ajudar a entender como se trata esse problema que afeta as crianças.
Respiração Bucal Prejudica o Desenvolvimento da Face
Como sabemos, o ato de respirar é involuntário, pois ocorre a partir de um comando cerebral. Se houver qualquer interrupção, o indivíduo tende a respirar pela boca, fenômeno este extremamente prejudicial à saúde
Isso porque a respiração oral altera a anatomia da boca em função do desequilíbrio muscular que cria, tornando o palato ou céu da boca mais profundo, além disso, a arcada óssea superior se projeta para frente e a inferior se retrai, modificando o posicionamento dos dentes.
Outro malefício da respiração oral é que, para que o ar entre com mais facilidade, a cabeça muda a sua posição e provoca problemas de postura no crânio, pescoço e tórax. Ou seja, a respiração bucal prejudica o desenvolvimento da face, sendo necessário obter um tratamento com um profissional de ortopedia facial para corrigir essas anomalias e reduzir a quantidade de prejuízos ao rosto da criança.
Isso porque, quando a respiração incorreta tem início na infância, ocorrem prejuízos no desenvolvimento do rosto e atrasos no crescimento entre a altura e peso da criança em relação a sua idade cronológica.
Portanto, é fundamental que os pais fiquem de olho em alguns sinais indicativos de respiração oral na infância, para evitar que a saúde em geral seja afetada.
Alguns sinais de que seu filho pode precisar de tratamento de ortopedia facial nos maxilares:
- mordida cruzada;
- presença de bruxismo;
- mordida aberta por chupeta, dedo ou outro hábito;
- mandíbula pequena;
- mandíbula para frente;
- dificuldade de fechar os lábios;
- dificuldade de pronunciar as palavras;
- respiração oral.
Como a Ortopedia Facial Ajuda a Tratar a Respiração Bucal?
A ortopedia facial é um excelente método de tratamento ortodôntico para corrigir os problemas causados pela respiração oral. Essa terapia deve ser realizada como um tratamento multidisciplinar com a participação de médico pediatra e otorrinolaringologista, ortodontista pediátrico e fonoaudiólogo, para evitar deformações no rosto das crianças.
A fim de proporcionar o melhor tratamento, a idade ideal de iniciar a ortopedia facial é entre 8 e 9 anos de idade, pois é quando ainda existe potencial de crescimento e a criança já possui uma determinada maturidade, o que auxilia o processo como um todo, por isso, pacientes adultos são pouco beneficiados com.
Os tratamentos, normalmente, são realizados com aparelhos ortopédicos, estimulando as funções bucais, portanto, é fundamental que haja uma atuação profilática nessas anomalias enquanto criança, para que, assim, seja possível evitar futuras intervenções mais sérias.
Na Clínica de Ortopedia Facial em Vitória/ES os tratamentos odontológicos são feitos com aparelhos denominados ortopédicos funcionais, que buscam corrigir desarmonias musculares, ósseas e de postura, relacionadas ao desenvolvimento dos maxilares, condições estas que causam diversos problemas de desequilíbrio facial.
Ortopedia Facial em Vitória/ ES
Se você está pensando em optar por um tratamento de ortopedia facial para o seu filho, saiba que sempre o tratamento preventivo é o ideal pois evita uma série de consequências.
A clínica de ortopedia facial em Vitória/ES, do Dr. Jefferson Benevides que é mestre em Ortodontia e Ortopedia facial garante que com o diagnóstico e o tratamento precoce é possível normalizar o desenvolvimento facial.
Contamos com uma equipe preparada e atenciosa, que disponibiliza um tratamento de ortopedia facial completo e individualizado desde a primeira consulta, com equipamentos de última geração para realizar exames por imagem e avaliações diagnósticas precisas.
Não perca mais tempo e agende a sua consulta e comece a cuidar do sorriso do seu filho!