Qual a Importância da Ortopedia Funcional dos Maxilares para a Saúde Bucal?
A ortopedia funcional dos maxilares ou (OFM) é uma especialidade odontológica que visa propiciar o equilíbrio e a harmonia da estética facial e da saúde bucal. Essa especialidade é responsável por tratar alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e de postura dos pacientes.
A OFM é uma especialidade odontológica que restabelece as corretas funções do sistema estomatognático que envolve respiração, mastigação, deglutição e fonação. O intuito do tratamento da ortopedia funcional dos maxilares é reduzir ou eliminar os sintomas que causam desconfortos, dores ou problemas funcionais relacionados à dentição.
Por isso, é muito importante realizar o acompanhamento odontológico desde a primeira infância para que as crianças cresçam com dentes saudáveis e livres de problemas bucais. O tratamento dessa especialidade odontológica tem a finalidade de solucionar problemas que vão desde a arcada dentária até o maxilar.
A ortopedia funcional dos maxilares apesar de estar relacionada ao tratamento ortodôntico é algo comum, mas saiba que nem sempre essa é a única opção para resolver tais problemas de saúde bucal.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa especialidade odontológica? Quais são suas causas e tratamentos? Para entender um pouco mais sobre essa técnica e como ela pode ser aplicada, continue a leitura e entenda o que é a ortopedia funcional dos maxilares.
O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares?
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) trata as alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e posturais e atua diretamente sobre o crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular dos maxilares, promovendo remodelamento através do uso de aparelhos ortopédicos removíveis
A OFM é muito indicada para crianças que que apresentam algum tipo de alteração na mandíbula e na maxila, além de desequilíbrio facial que está relacionado à respiração oral, queixo saliente, dentes desalinhados, mordida cruzada, entre outros fatores.
A função da ortopedia funcional dos maxilares é realizar a prevenção das más oclusões nas crianças, pois esse problema está associado diretamente ao fato dos pequenos conseguirem desenvolver uma mastigação correta. Por isso, quando corrigidos a tempo, a OFM resulta em uma melhor harmonia facial e posicionamento dentário.
Como essa área da odontologia atua com a finalidade de corrigir maloclusões pelo estímulo do Sistema Estomatognático. Quando se realiza o diagnóstico e a correção precoce do problema, são inúmeros os benefícios que resultam em um bom desenvolvimento e no crescimento infantil.
Isso porque a OFM vale-se de aparelhos que atuam produzindo estímulos na rede de neurônios sensoriais na região bucal, para que o sistema nervoso central consiga remodelar as estruturas necessárias.
Conheça um pouco mais sobre os problemas que essa especialidade odontológica pode tratar:
A ortopedia funcional dos maxilares atuam na correção de diversos problemas, como: bruxismo, apertamento dental, assimetria, falta de espaço, dores, incômodos faciais, desordens de crescimento e respiratórios, lábios abertos, etc.
Vale lembrar que para realizar o tratamento através da ortopedia funcional dos maxilares, é preciso que o profissional de odontologia faça uma avaliação do seu caso para indicar quais são os tratamentos mais adequados para assim promover um procedimento completo.
Tratamentos da Ortopedia Funcional dos Maxilares
Primeiramente, é muito importante que o diagnóstico acerca da necessidade de tratar a ortopedia funcional dos maxilares seja feito de maneira correta, para garantir uma atuação mais assertiva nessa especialidade odontológica, isto é, a Ortopedia Funcional dos Maxilares.
O tratamento da OFM mais adequado é realizado na infância, pois evita que o paciente realize procedimentos futuros como extração de dentes e cirurgias para corrigir a estrutura óssea facial.
O tratamento nas crianças atua como um método preventivo que pode ser trabalhado na criança que ainda tenha dentes de leite, através de ajustes oclusais, correção da mordida e aparelhos móveis.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares também pode ser utilizada nos adultos, mas diferentemente das crianças ele está relacionado à musculatura e problemas posturais, como bruxismo, rangimento e apertamento dos dentes durante o sono, dores faciais, zumbidos no ouvido, dores de cabeça, etc.
Normalmente, o tratamento da OFM é feito à partir de aparelhos ortopédicos, que ficam soltos na boca do paciente, atuando como estimulantes nas funções orais, para que o organismo do paciente ative a musculatura e realize a remodelação das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais da face.
Os tratamentos realizados no consultório odontológico do Dr. Jefferson Benevides em Vitória – ES, na área de Ortopedia Funcional é feito com aparelhos denominados Ortopédicos Funcionais, que atuam corrigindo desarmonias musculares, ósseas e de postura, relacionadas ao desenvolvimento dos maxilares, condições estas que causam diversos problemas de desequilíbrio facial.
Ressaltamos, ainda, que é fundamental realizar o diagnóstico e o tratamento correto na primeira infância, pois os aparelhos contam com o tempo de atuação para que cumpram suas funções prescritas que é o desenvolvimento do paciente de forma harmônica
Quer saber se essa especialidade odontológica é a ideal para tratar do seu problema de saúde bucal? Agende a sua consulta e comece a cuidar do seu sorriso!