Ortodontia

Consultório Odontológico no ES

A Ortodontia é uma das áreas odontológicas mais procuradas pelos pacientes. Responsável por corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares que cresceram tortos ou que sofreram alguma fratura, é a especialidade para quem deseja melhorar a aparência do sorriso e também o aspecto funcional da boca.

Mas mais do que garantir dentes alinhados e bonitos, a Ortodontia cuida também de casos que vão além da estética, como correção de mordida, doenças da ATM, fraturas dentárias, oclusões, dores de cabeça causadas por tensões musculares, e até mesmo melhora da dicção e respiração.

O Consultório Odontológico no ES, é responsável por garantir um adequado diagnóstico da sua condição, para determinar o tratamento e o tipo de aparelho que pode ser usado, seja ele para resultados estéticos ou funcionais.

ortodontia-dr-jefferson-ortodontia-e-ortopedia-facial-no-es
ortodontia-consultorio-odontologico-no-es

Como Funciona o Tratamento Ortodôntico?

A Ortodontia é composta de vários processos de prevenção e tratamento. A especialidade se divide em três tipos: a Ortodontia Preventiva, Interceptativa e Corretiva.

A Ortodontia Preventiva é feita desde a infância, quando a criança ainda tem dentes de leite. Ela é responsável por evitar problemas futuros ou tratamentos intensos como o uso de aparelhos, por exemplo. A partir de procedimentos simples, é possível reconhecer precocemente lesões, oclusões, dentes tortos, falta de espaço etc.

A Ortodontia Interceptiva é um direcionamento para cuidar de problemas em sua fase mais inicial, a fim de evitar situações como mordida cruzada, perda do comprimento do arco, e oclusão traumática. Uma vez identificados esses problemas, são indicadas intervenções para evitá-los.

Já a Ortodontia Corretiva, como o próprio nome sugere, visa corrigir problemas já estabelecidos de oclusão e posicionamento dos dentes, sendo o tipo mais tradicional de ortodontia, justamente pela demora de procurar um odontologista.

O tratamento mais comum da Ortodontia Corretiva é aquele feito com os aparelhos ortodônticos. Existem vários tipos de aparelhos, desde os fixos aos móveis, cada um indicado para determinadas condições. Os aparelhos são utilizados para garantir a movimentação dos dentes e ossos maxilares, a fim de corrigir a posição dos dentes na arcada dentária quando há desvio ou má formação. 

Conheça os aparelhos utilizados na Ortodontia:

Aparelhos Fixos

É o tipo mais comum, indicado para corrigir a posição dos dentes nas bases ósseas e promover o alinhamento. Eles são utilizados apenas em dentes permanentes, por isso, é bastante recomendado para adolescentes e adultos que desejam melhorar a aparência dos dentes.

É composto por braquetes, que são colados nos dentes, além de bandas, fios e elásticos, que são colocados de acordo com a necessidade de cada paciente. Esse tipo de tratamento requer mais tempo, meses ou até alguns anos, e visitas ao dentista geralmente a cada mês para manutenções.

Existem também modelos variados de aparelho fixo, como os metálicos; estéticos (com bráquetes feitos em policarbonato, porcelana ou safira); linguais (com bráquetes colados na parte interna dos dentes); aparelhos para controle de hábitos como chupar o dedo ou língua presa; e até aparelhos mantenedores de espaço, indicado em casos onde o dente de leite é perdido precocemente, e é preciso manter o espaço aberto para o nascimento do dente permanente.

Aparelhos Móveis

Diferente dos fixos, os aparelhos móveis são apenas encaixados nos dentes e podem ser retirados pelo paciente, como, por exemplo, na hora das refeições ou da higiene bucal.

Os aparelhos móveis podem ser usados em momentos específicos do tratamento ortodôntico, inclusive após a retirada no aparelho fixo.

Existem os aparelhos móveis extensores, que servem para expandir o céu da boca quando o paciente tem pouco espaço bucal, geralmente utilizado quando o paciente inicia o tratamento; de contenção, utilizado depois de algum tratamento ortodôntico para evitar que os dentes voltem à posição anterior; além dos niveladores, reposicionadores de mandíbula, amortecedores de lábios e bochechas, extrabucais etc.

Alinhadores Invisíveis

Existem ainda aparelhos transparentes, os chamados alinhadores invisíveis. Trata-se de placas transparentes e finas, feitas sob medida para o paciente, que permite o alinhamento progressivo dos dentes.

Os alinhadores invisíveis são móveis, e ficam discretos e imperceptíveis na boca, além de serem mais confortáveis e planejados, portanto, uma ótima alternativa disponível em nosso consultório Odontológico no ES.

Vantagens do Tratamento Ortodôntico

A Ortodontia garante tratamentos que vão desde a estética, até a melhora de problemas funcionais, garantindo o aumento da autoestima e do bem-estar.

É extremamente importante garantir consultas com o ortodontista desde cedo. A prevenção deve ser feita ainda na fase infantil, a fim de que sejam identificados problemas precocemente e indicadas intervenções para correção, antes que o caso se torne mais avançado e demande tratamentos mais intensos.

No consultório odontológico no ES, você garante diagnósticos e tratamentos feitos com a mais alta tecnologia. Aqui, fazemos uso da Ortodontia Digital, que utiliza de ferramentas digitais (scanners, aparelhos de Raio-X panorâmicos e simuladores 3D) para planejar o tratamento ortodôntico, instalar aparelhos ou até mesmo desenvolver alinhadores transparentes, de modo rápido e eficaz.

Com os tratamentos de Ortodontia Digital, o paciente consegue acompanhar todo o processo e visualizar o resultado para garantir mais tranquilidade e precisão.

Entre em contato com o Consultório Odontológico no ES do Cirurgião Dentista, Dr. Jefferson José Benevides, CROES 2437, e agende sua consulta!