Os traumas dentários são caracterizados como lesões traumáticas que ocorrem não apenas nos dentes, mas também no osso que os sustentam e nos tecidos moles ou gengivais.
Geralmente esses traumas acontecem com mais frequência em crianças e adolescentes por conta das brincadeiras e a prática de esportes que envolvem contato corporal. Com isso, é muito comum encontrar pais desesperados sem saber o que fazer após os seus filhos sofrerem esses traumas. Inclusive, alguns chegam a negligenciar o trauma ao não procurar um auxílio.
Ao acontecer um trauma, como por exemplo, a criança ter um dente lesionado ou um dente quebrado é importante que os pais procurem pela ajuda de um profissional especializado para analisar a gravidade do problema e iniciar o tratamento odontológico considerado ideal.
Confira mais detalhes de como agir diante de traumas dentários em crianças e adolescentes.
A infância e adolescência são considerados os períodos da vida com maior incidência de acidentes capazes de provocar traumatismos dentários cuja gravidade pode variar entre uma simples fratura em esmalte até mesmo a perda definitiva de um dente ou fratura do osso.
Esses traumas precisam ser analisados por profissionais qualificados mesmo que visualmente aparentam não ter sido graves. Aliás, esse é um principais erros dos pais quando se deparam com algum machucado na região bucal em seus filhos – muitos deixam de visitar um ortodontista por acreditarem que aconteceu um simples sangramento e assim por diante.
Na verdade, existem diversos tipos de traumas dentários e negligenciá-los pode acarretar em problemas mais graves que ao longo do tempo prejudicam a saúde bucal da criança e adolescentes. Inclusive, alguns podem até atrapalhar a fala, alimentação ou respiração.
Como agir ao notar traumas dentários em crianças e adolescentes?
Ao notar lesões como um dente lesionado, por exemplo, é importante que os pais se acalmem e tentam promover o mesmo sentimento à criança ou adolescente. Em seguida é indispensável procurar a orientação de um ortodontista de sua confiança que irá analisar o problema e identificar se é necessário realizar um tratamento odontológico para solucioná-lo.
Porém, enquanto a ida ao profissional não ocorre é interessante tomar providências que além de ajudar a reduzir as dores, sangramentos e afins, acalma a criança ou adolescente, como:
- Se houver fratura no dente, o que fazer?
O ideal é lavar a boca com água morna e prestar atenção se há algum fragmento grande do dente que poderá ser implantado na boca novamente. Caso note um fragmento procure colocá-lo em soro, leite ou na própria saliva. Com isso feito é indispensável procurar um ortodontista o mais rápido possível para que ele consiga reparar (se possível) o dente quebrado.
- Em caso de sangramento, o que fazer?
Em muitos casos em que ocorrem os traumas dentários há sangramento e por isso a primeira atitude deve ser controla-lo. Nesse caso, procure uma gaze ou pano limpo para fazer um compressa sobre a região em que o sangramento está acontecendo. Pressione bem para conseguir estancar o sangue e depois procure ajuda profissional para analisar o ferimento.
- Se ocorrer avulsão de dente permanente, o que fazer?
Encontre o dente e segure-o pela parte da coroa. Depois procure lavá-lo em água corrente, mas sem esfregar a sua raiz, pois isso pode impossibilitar o reimplante do dente. Com isso feito é necessário recolocar o dente no local que ele ocupava sendo que ele deve imitar a posição dos outros dentes. Mantenha ele preso sobre pressão e consulte um ortodontista rapidamente.
Como evitar os traumas dentários em crianças e adolescentes
Infelizmente não há medidas que evitam completamente o risco de uma criança ou adolescente sofrer traumas dentários, porém existem atitudes que podem evita-los, como por exemplo:
- Evite uso de andadores e outros utensílios que aumentam o risco de a criança cair;
- Na prática de esportes de contato estimule o uso de protetores bucais;
- Atenção a sapatos e meias escorregadios, pois eles podem causar sérios acidentes;
- Não deixe seu filho inserir objetos aleatórios que podem machucar a região bucal;
- Fiscalize brincadeiras e ajude a evitar o uso de objetos que podem machucar;
- Evite corridas em ambientes molhados como beirada de piscinas e assim por diante;
- Certifique-se de que o seu filho esteja com cinto de segurança ao entrar no carro;
Os traumas dentários podem ocorrer em qualquer tipo de situação, porém com cuidado, atenção e calma é possível evita-los. Caso eles venham a acontecer o ideal é manter a calma, seguir as orientações citadas nesse texto e procurar um profissional imediatamente.
Caso seja necessário a consulta com um cirurgião dentista no ES entre em contato com o Dr. Jefferson e siga as suas orientações para evitar complicações na lesão, assim como ajudar a reduzir as dores e o susto causado pelo acidente que a criança ou adolescente sofreu.